10 dicas para planejar uma viagem em família

Postado outubro 27, 2017

Já está planejando a viagem de fim de ano com a família? Ou até mesmo num feriado prolongado, levar a galera pra passear é sempre uma delícia. Mas, como qualquer viagem exige planejamento, quando se tem crianças, a preparação é maior ainda. Pra facilitar esse momento, separamos aqui algumas dicas sobre como planejar uma viagem em família. Dá uma olhadinha:

1 – Envolva todo mundo no planejamento

Quando as crianças já têm idade para saber do que gostam, é importante ouvir a opinião delas sobre aonde querem ir e o que gostariam de fazer. Se as ideias forem diferentes, todos podem chegar a um acordo. Assim, todo mundo se sente parte do projeto e fica feliz com o resultado.

2 – Defina o que é essencial

Antes de procurar um lugar para ficar, vale fazer uma lista com tudo que você vai precisar por causa das crianças, como berço extra, all inclusive, geladeira no quarto etc. Assim, você já filtra os hotéis e não deixa passar nada.

3 – Deixe a manutenção do carro em dia

Se for viajar com a família de carro, faça a revisão com antecedência. Veja também se está tudo ok com as cadeirinhas infantis e programe paradas para todo mundo esticar as pernas e ir ao banheiro. Ah, não se esqueça de ver se seu Seguro Auto está em dia, assim, se acontecer qualquer coisa na estrada, você tem com quem contar 😉

4 – Programe o voo no melhor horário para as crianças

Se a viagem for de avião, prefira voos em horários que as crianças têm mais sono e estão menos agitadas.

5 – Pense em como entreter os pequenos

Durante a viagem, seja de avião, carro ou ônibus, as crianças precisam se distrair. Leve revistas, brinquedos, enfim, o que eles mais gostarem para passar o tempo.

6 – Faça o roteiro pensando nas crianças

De preferência, escolha um hotel com atividades especiais para os pequenos. Quando for planejar os passeios, pense naqueles que incluem a família toda 🙂

7 – Defina um limite para os gastos

A gente sabe que, ao sair com crianças, muitas vezes elas pedem coisas que veem pelo caminho. Para evitar excessos, defina um limite de gastos. Vale até dar um limite pra cada um e deixar a criança escolher com o que gastar dentro dessa quantia.

8 – Faça tudo o que puder com antecedência

Quanto mais você se planejar, mais tempo vai ter pra curtir a viagem. Reserve a hospedagem, compre passagens e passeios antes de sair de casa e aproveite ao máximo as férias.

9 – Saia de casa descansado

A gente sabe que nem sempre dá pra fazer isso, mas se você conseguir arrumar as malas e deixar todos os documentos prontos uns dois dias antes da viagem, dá pra ficar mais descansado e ir viajar numa boa. Quando a gente deixa tudo pra última hora, sempre rola aquela correria.

10 – Fique preparado para emergências

Aqui, a dica é preparar uma mala de mão com dinheiro em espécie, biscoitos ou barrinhas de cereal e uma muda de roupas pra você e para as crianças. Também é importante ter um kit de primeiros socorros e de higiene básica, assim, se rolar um imprevisto, você já está preparado.

Curtiu nossas dicas? Agora é só botar em prática e curtir cada momento com a família 😉