10 dicas que vão fazer você dirigir melhor

10 dicas que vão fazer você dirigir melhor

Às vezes a gente nem percebe como o nosso jeito de dirigir já está no piloto automático. E é por isso mesmo que é sempre bom aprender novas dicas para dirigir bem. Por exemplo, você diminui o consumo de combustível (e seus gastos!) se reduzir nas acelerações bruscas e deixar o câmbio engatado nas descidas. Não ficar colado no carro da frente é uma boa forma de evitar pequenos ou grandes acidentes. Planejar a rota de uma viagem antes de sair ajuda a não perder tempo.

Por isso, separamos 10 dicas bem simples que conseguimos com o diretor técnico José David, do Roberto Manzini Centro Pilotagem, com o Luiz Fonseca, diretor da Auto Escola Pinheiros, e com o instrutor técnico Aldo Piedade Júnior, da Auto Escola Alpie. Tudo pra ajudar você a saber (ou relembrar) como dirigir melhor. Olha só:

1 – De olho na pose

 

Para já começar bem, Luiz Fonseca aconselha prestar atenção ao jeito como você senta no banco: “Apoie a coluna inteira, de modo que, ao esticar os braços, o pulso fique exatamente em cima do volante. Assim você fica mais confortável para dirigir e evita problemas futuros na coluna”.

2 – Calibragem em dia

“Pneus murchos podem aumentar o consumo de combustível em aproximadamente 6%, além de prejudicar o comportamento do veículo em curvas e frenagens”, diz José David. Tente dar aquela checada no ar dos pneus a cada 15 dias. A pressão a ser utilizada geralmente fica escrita na coluna da porta do motorista ou na tampa de combustível.

3 – Cuidado com o “anda e para”

“Em vias com muita sequência de semáforos, procure coordenar a velocidade para evitar o andar e parar”, ensina José David. Isso evita o gasto de combustível e ainda faz as peças do seu carro durarem mais. Sem falar que ninguém gosta de ficar parando em semáforo.

4- À noite, atenção

Dirigir à noite exige mais atenção, já que tudo fica mais difícil e demorado de ver. “Verifique se todas as lanternas funcionam direito e durante a direção mantenha o farol baixo sempre ligado”, diz Luiz Fonseca.

5 – Mantenha distância

Você é daqueles que anda colado no carro da frente? Melhor afastar sempre que possível. “Se faça a pergunta: se o veículo da frente parar, eu paro com segurança?”, orienta José David. Se a resposta for “não”, vá reduzindo a velocidade para ajustar o espaço sem interromper o fluxo do trânsito.

6- Em dias de chuva

Se a água começa a cair, é hora de diminuir a velocidade. Mesmo quando o limite da rua é alto. Dica do Aldo Piedade Júnior: “em dias de chuva, ande um pouco menos do que a via indicada, porém se mantenha em velocidade constante”. Se você puder rodar com uma marcha mais baixa, fica ainda mais seguro caso precise frear.

7- Evite áreas alagadas

Se a chuva ficar mais forte e a água subir, é hora de atenção máxima. “Nunca entre em ruas que alagam e que você não conhece a profundidade em que a água chega. O carro flutua e pode ser levado para áreas mais fundas”, alerta Luiz Fonseca.

8 – Peso desnecessário

Alguns equipamentos deixam o carro mais bonito e prático, mas Luiz Fonseca dá o toque: “não deixe o carro muito pesado com acessórios que oferecem muita resistência. Isso também consome combustível e aumenta o custo de manutenção”.

9- Mande os memes depois

De acordo com o Painel de Mobilidade do Trânsito, em 2017 mais de 250 mil motoristas receberam multas por usar celular enquanto dirigem. Olha o prejuízo: o valor é de R$ 300 e 7 pontos na carteira! Já sabe, né?

10 – Cuidado com pontos cegos

Se for trocar de faixa, existe um ponto cego onde você olha pelo retrovisor e “não vê ninguém”. Isso é o que provoca os acidentes mais comuns com motociclistas! “Fique atento e dê seta, é a sua comunicação com outros veículos”, diz Aldo Piedade Júnior.

 

Dirigir seu carro pode ser ainda mais divertido
Dirigir seu carro pode ser ainda mais divertido

Tá na hora de transformar sua direção em vantagens pra você. Com o Youse Trips, você fica ligado se está dirigindo bem e acumula pontos e medalhas que viram prêmios de verdade!

Saiba mais