9 cuidados para comprar um carro usado numa boa

9 cuidados para comprar um carro usado numa boa

Comprar um carro usado pode ser muito vantajoso: o valor geralmente é mais baixo do que o de um carro 0km, o modelo desvaloriza bem menos e até a documentação é mais barata. Mas, pra que a compra seja um sucesso e o novo dono não saia prejudicado, vale ficar atento a alguns detalhes importantes. Confira nossas dicas para comprar um seminovo com segurança e curta seu carrão por aí 😉

1 – Cheque a documentação

É importante conferir se o DUT (Documento Único de Transferência) está em branco e se o veículo tem alguma pendência de IPVA, DPVAT ou multas. Você pode consultar o site do Detran para checar as dívidas.

2 – Peça o laudo da vistoria

Para fazer a transferência do veículo, você vai precisar do laudo da vistoria do Detran do estado ou de alguma empresa credenciada. Esse laudo é importante porque um profissional treinado vai avaliar os documentos, o histórico do veículo, as gravações de chassi, o motor, a carroceria e os itens externos.

3 – Fale com um mecânico de confiança

Leve um profissional de confiança para checar a parte mecânica do carro e garantir que tá tudo certo com o veículo.

4 – Faça um test-drive

Dê uma volta pela região com o carro para ver se há algo de errado. É importante que o mecânico faça isso também.

5 – Peça o manual do carro

O manual do veículo geralmente tem os carimbos que comprovam quais revisões foram feitas. Assim você fica sabendo se os antigos donos cuidaram da manutenção direitinho.

6 – Fique de olho na quilometragem

Essa parte é importante pra saber se o carro tem muito desgaste. Você também pode checar o volante, os pedais e a manopla de câmbio pra ter uma ideia do estado geral do veículo.

7 – Confira se tudo funciona direitinho

Veja se os itens de série e os opcionais estão funcionando normalmente. Teste vidros, travas, ar condicionado, multimídia etc.

8 – Cuide da segurança

Outros itens importantes pra ficar de olho são os pneus, as rodas, estepe, extintores, triângulo etc. Veja se estão todos em boas condições pra garantir a sua segurança.

9 – Pesquise o valor do seguro

Antes de comprar um carro, seja novo ou usado, vale saber qual o valor do seguro para o modelo/ano, assim você já se organiza financeiramente. Você pode fazer uma cotação online do Seguro Auto Youse e ver o preço do seguro na hora, de acordo com as coberturas e assistências que você escolher.

Curtiu nossas dicas? Então aproveite e faça uma cotação do seguro do seu carro com a gente e monte do seu jeito. Corre lá no nosso site e veja como é fácil ter um seguro tipo vc 😉