Carro novo ou usado: o que avaliar na hora da compra

Carro novo ou usado: o que avaliar na hora da compra

Hora de comprar um carro. Fazer as contas, pesar o que é essencial para você e, mais importante, escolher um que combine com seu estilo de vida. Nesse momento, a primeira questão que pode aparecer é: levo um carro novo ou um usado? Conversamos com o engenheiro Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil, para contar o que vale a pena avaliar em cada um dos casos e fazer a escolha que tem mais a ver com você.

Vou de carro usado

 

 

Se você busca um carro seminovo ou usado, é bom ficar atento a alguns detalhes antes de fechar negócio. Primeiro de tudo: “verificar se a documentação está correta e válida, se o IPVA está pago, se não há pendências de pagamentos de financiamento, multas e outros débitos” aconselha Francisco.

Passada a fase da documentação, é hora de partir para a avaliação mecânica. “Carros atuais e seminovos muitas vezes estão na garantia, mas, mesmo se estiverem fora dela, o veículo que tiver revisões regulares em concessionárias com carimbo no manual merece mais confiança”, diz.

Se o motor estiver empoeirado, é um bom sinal. “Pode denotar ausência de vazamentos de óleo, assim como de outros elementos. Motor lavado e limpo dá pra desconfiar que havia algo a esconder”, explica ele. Olhe por baixo do carro para identificar batidas na suspensão, escapamento, a parte interna nas rodas e assoalho. Veja se os pneus estão em bom estado, afinal, trocar e alinhar a suspensão pode pesar no bolso.

Não pense duas vezes na hora de pedir um test drive. Se tiver a oportunidade de dirigir em pistas planas e lisas, ajudará a indicar se o carro puxa para um dos lados. Se assim for, pode haver problemas com a direção. “Na frenagem, se o carro puxar para um lado pode ser problema de freio. Ruídos no freio e suspensão podem indicar necessidade de manutenção ou reparos”.

Ainda assim é recomendado levar a um mecânico para pedir um orçamento e analisar o carro. Isso pode ser ideal caso você tenha que desembolsar com gastos de conserto de peças já que, ao negociar, você pode pedir um desconto para o vendedor.

Veja também: Veja 10 dicas para cuidar da sua organização financeira

Veja também: Por que consultar a Tabela FIPE?

 

Vou de carro novo

 

Nada se compara a ser o primeiro a dar a partida em um carro, mas é importante conferir bem as condições de pagamento antes de fechar a compra. Muitas concessionárias podem até oferecer boas oportunidades para financiamento, mas você também pode analisar se um investimento vale mais a pena. Em muitos casos, dá para investir a mesma quantia que você pagaria em parcelas e resgatar em até quatro anos para comprar outro modelo mais novo, aprimorado, e quem sabe até à vista.

Outra coisa: estime quais serão os gastos que você pode ter com o veículo que deseja, tipo combustível, estacionamento e IPVA. É importante também pensar o quanto ele será desvalorizado assim que sair da concessionária. Lembre sempre de que adquirir um automóvel é também um investimento, se quiser trocar de carro, saiba qual será o valor para revender.

Faça uma lista do que você realmente quer: viaja muito e precisa de um porta malas maior? Vai enfrentar muito o trânsito ou apenas dirigir aos fins de semana? Levante questões como essas para saber exatamente qual modelo vai se encaixar nas suas necessidades. Além disso, detalhes como a cor e itens como ar-condicionado, câmera de ré ou chave com sensor podem aumentar o preço final.

Você deve considerar todo um conjunto de questões e não somente o preço. O barato pode sair caro, então embora alguns veículos sejam da mesma categoria, eles não são semelhantes, como os mais populares 1.0. Por isso, faça um test drive para experimentar e ver se realmente atende todas as suas expectativas.

Ouse Escolher o que mais combina com o seu estilo
Ouse Escolher o que mais combina com o seu estilo


Seja novo ou usado, é importante você saber o quanto terá que pagar pelo seguro do seu carro. E você pode fazer uma cotação gratuita com a gente e descobrir o quanto poderá investir para manter o seu veículo numa boa.

Saiba mais