Gasolina ou etanol: Qual escolher para abastecer o carro?

Gasolina ou etanol: Qual escolher para abastecer o carro?

Com as altas e baixas dos preços dos combustíveis, é normal se confundir na hora de encher o tanque do carro. Afinal, vale mais a pena abastecer com gasolina ou etanol? A resposta varia dependendo de alguns fatores, e o principal deles é o preço.

Os carros flex podem ser abastecidos com gasolina, etanol ou uma mistura dos dois. E existem vantagens e desvantagens em cada caso. Com gasolina, o carro costuma consumir menos, o que permite rodar uma distância maior com cada litro abastecido. Já o etanol, apesar de render menos no tanque, costuma dar mais potência e torque para o motor, o que melhora o desempenho. A mistura dos dois tende a diluir os efeitos.

Segundo estudo realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o rendimento do etanol nos motores é cerca de 70% do proporcionado pela gasolina. E é por isso que se criou um método prático para saber com qual combustível abastecer o carro:

No posto, basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor ou igual a 0,70 (ou seja, 70%), vale a pena colocar etanol. Se for maior, vá de gasolina.

Motores modernos

Com a evolução dos motores e a adoção da tecnologia turbo, há casos em que essa lógica não se aplica tão bem. A empresa de gestão de veículos Ecofrotas afirma que a diferença pode chegar a 80% do rendimento, segundo levantamento feito com mais de 410 mil carros. Ou seja, a autonomia do etanol tem melhorado.

Se você quer ter precisão para escolher sem erro, a melhor maneira é acompanhar de perto o consumo do seu carro a cada tanque abastecido. E é bem fácil. É só ficar de olho no marcador de combustível e no odômetro.

Dica: Grande parte dos carros modernos já fazem o cálculo de consumo médio direto no computador de bordo. Neste caso, basta encher o tanque de gasolina e anotar o número que aparece no painel quando for hora reabastecer. Só não esqueça de zerar o mostrador antes de encher o tanque com etanol. Depois, divida os valores da mesma maneira como indicado no último passo.