O que acontece quando seu carro fica sem combustível?

O que acontece quando seu carro fica sem combustível?

Você já deve ter sentido o impacto da greve dos caminhoneiros no seu dia a dia. Ela afetou muitas coisas, incluindo o abastecimento de alimentos, o transporte dos correios e os postos de gasolina. Aí não tem muito jeito: é preciso economizar combustível o máximo que der para evitar enfrentar fila nos postos. Mas e se o tanque ficar vazio?

O engenheiro Henrique Pereira, da Comissão Técnica de Motores Otto da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros Automotivos), explica que “quando o carro fica sem gasolina, o motor começa a falhar. Nessa fase, ele não anda mais que 100 metros. Daí os freios e a direção hidráulica, por exemplo, não funcionam bem, o que pode causar um acidente”.  

Quando aquela luzinha amarela acende, o carro entra na reserva. A duração desse restinho de combustível varia de carro para carro e dependendo do modo de direção. Depois disso, é a chamada pane seca. Ela é coisa séria e rende até multa de R$130,16* e quatro pontos na carteira (por se tratar de uma infração média). Se acontecer de o carro parar totalmente, o motorista deve sinalizar, ligando o pisca alerta e colocando o triângulo a pelo menos 30 metros de distância da traseira do carro, de acordo com o Código de Trânsito.

Contorne a situação

Apesar da greve, Henrique afirma que é passageiro e conta como evitar passar por essas ocasiões. “Evite sair de casa com o tanque quase vazio, uma dica é estabelecer um limite para saber quando encher novamente. Eu sempre espero chegar em até ¼ do reservatório”.

Não só isso: economize. “Desligue o ar condicionado, dirija devagar, pise pouco no acelerador e freie só quando necessário”, Orienta.

Quer outro bom motivo para não deixar o tanque secar? “Os últimos litros contém impurezas que podem bloquear os filtros do carro, levando para dentro do motor. Isso faz com que você tenha ainda mais custos para a manutenção das peças depois”, explica.

LEIA TAMBÉM: dicas para economizar no combustível  

Lembre-se sempre de pedir ajuda quando passar por situações assim
Lembre-se sempre de pedir ajuda quando passar por situações assim

A Youse oferece a assistência Auto Básico que tem o serviço Pane Seca, onde um reboque e uma carona vão até o local para te levar ao posto mais próximo.

Saiba mais

* Suspensa hoje (25/06) pela CET.