Tudo que vc precisa saber sobre o IPVA 2018

Tudo que vc precisa saber sobre o IPVA 2018

Janeiro chegou e é hora de se programar para as contas desta época do ano, certo? E uma das principais é o IPVA, imposto que os donos de veículos precisam pagar anualmente, mas que causa dúvidas em várias pessoas, principalmente em quem acabou de comprar o primeiro carro ou moto. Por isso, separamos as principais informações sobre o IPVA 2018 pra te ajudar a se organizar. Dá uma olhadinha:

O que é IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado todo ano de quem tem carros, motos, ônibus, caminhões etc. O tributo é cobrado por cada estado, por isso, as taxas e algumas regras podem variar, dependendo do lugar onde o veículo está registrado.

Pra que serve o IPVA?

O valor arrecadado com o IPVA é dividido em duas partes: metade vai para o município onde o veículo é registrado e a outra metade vai para o governo do estado. O dinheiro não é gasto necessariamente com as estradas e cada prefeitura e governo pode investir em melhorias na saúde e na educação, por exemplo.

Como o valor é calculado?

Tudo depende do valor venal do veículo, que é o valor da Tabela FIPE. Cada estado cobra uma porcentagem diferente em cima do valor de tabela, por isso é importante consultar as regras do seu estado.

Como consultar o valor do IPVA para cada veículo?

Você pode conferir o valor do imposto pela internet, no site do Detran do seu estado, ou em qualquer banco. Alguns estados enviam as guias de pagamento pelos Correios, mas não são todos. Em São Paulo, por exemplo, as notificações de vencimento não chegarão mais por carta, como acontecia antes, a partir deste ano.

Como faço para pagar e qual o prazo?

Você pode escolher se quer pagar à vista ou parcelar em 3 vezes, sendo que, na maioria dos estados, pagar de uma só vez garante um desconto. O prazo de pagamento varia dependendo do lugar, por isso vale consultar o calendário do seu estado, ok?

Fique ligado: se você não pagar a primeira parcela até a data de vencimento, terá que pagar todo o valor à vista. Além disso, não pagar o imposto resulta em multas e até na apreensão do veículo.

Quais veículos e pessoas são isentos de pagar o IPVA?

Na maioria dos estados, veículos com mais de 20 anos não precisam pagar IPVA, assim como pessoas com deficiência. Mesmo assim, vale consultar as regras de cada região, pois elas podem variar.

E aí, anotou as dicas? Agora é só se programar para cumprir os prazos direitinho. E pra curtir o carrão por aí numa boa, não esqueça de fazer um Seguro Auto Youse 100% online, em poucos minutinhos. Corre lá no nosso site e faz uma cotação 😉