Dicas para evitar os acidentes domésticos mais comuns

Postado outubro 6, 2017

Acidentes domésticos são mais comuns do que muita gente imagina e atingem tanto crianças como adultos. A boa notícia é que, com algumas atitudes simples, a gente pode evitar esse tipo de coisa e ficar numa boa pra curtir nosso cantinho. Dá uma olhada nas dicas que a gente separou sobre como evitar acidentes domésticos:

Quedas

É o tipo mais comum de acidente em casa. Para evitar, não deixe objetos espalhados pelo chão e mantenha o piso limpo, sem usar produtos escorregadios. Se você usar tapetes, prefira aqueles com fundo antiderrapante. Instale telas ou grades nas janelas e portões nas escadas.

Choques elétricos

Sempre que for mexer em algum aparelho ou instalação elétrica, desligue os disjuntores. Se tiver crianças em casa, instale protetores em todas as tomadas, ok?

Intoxicações

As intoxicações são mais comuns em crianças, mas também podem acontecer com adultos. Pra evitar esse tipo de acidente, mantenha remédios e produtos de limpeza sempre nas embalagens originais. Se não der, coloque etiquetas de identificação. Mesmo assim, mantenha esses produtos bem guardados, longe dos pequenos.

Asfixia por objetos

Não deixe sacolas, cordas, fios e cachecóis espalhados pela casa. Tome cuidado também com objetos pequenos que podem ser engolidos e veja sempre a indicação de idade dos brinquedos antes de dar para uma criança.

Queimaduras

Para evitar queimaduras, sempre use luvas apropriadas quando for pegar panelas quentes. Também vale deixar os cabos das panelas sempre virados para dentro do fogão quando estiver cozinhando, assim as crianças não conseguem puxar e derrubar.

Incêndios

Muitos incêndios são causados por velas e vazamentos de gás. Para evitar, mantenha aquecedores, botijões de gás e fogões em ambientes ventilados. Prefira usar lanternas em vez de velas e evite fumar dentro de casa.

Cortes com objetos afiados

Mantenha facas, garfos e qualquer outro objeto cortante bem longe das crianças, a uma altura segura.

Afogamentos

Em casas com crianças ou animais, mantenha baldes e banheiras sempre vazios e virados para baixo. Se tiver piscina, ela deve ficar sempre coberta e, de preferência, cercada.

Seguindo essas dicas, sua casa fica segura pra você e pra sua família. E se precisar de uma ajudinha, o Seguro Residencial Youse tem a assistência Prevenção do Lar, com vários serviços super legais como revisão elétrica, organização de móveis, fixação de objetos e muito mais. Curtiu? Vai lá no nosso site e veja como é fácil ter um seguro online pra facilitar seu dia a dia 😉