Dicas para reaproveitar a água em casa

Postado novembro 1, 2017

Economizar água é uma questão de hábito. Com atitudes simples, dá pra poupar muitos litros e não só diminuir o valor da conta, mas também contribuir para diminuir os racionamentos e garantir que as próximas gerações não sofram por falta d’água. Por isso, separamos algumas dicas de reaproveitamento de água pra você botar em prática na sua casa. Dá uma olhada:

Como reaproveitar a água do banho

Quando a gente liga o chuveiro, demora um tempo até a água esquentar e chegar à temperatura ideal, né? Você pode usar um balde pra recolher essa água e usar depois para regar plantas, dar descarga ou limpar a casa.

Se você quiser, pode deixar o balde do lado, enquanto toma banho, pra ir coletando o máximo de água possível. Nesse caso, como a água vai ter resíduos de sabonete, shampoo etc., é melhor usar só para descarga.

Como reaproveitar a água da máquina de lavar

Você pode despejar, em alguns baldes, tanto a água da primeira lavagem como a da centrifugação, e usar para dar descarga, lavar o quintal, a varanda ou limpar a casa. A água usada na centrifugação geralmente é bem limpa e pode ser reaproveitada até para lavar uma nova remessa de roupas.

Como reaproveitar a água da chuva

Você pode usar baldes ou tambores pra coletar a água da chuva diretamente ou aproveitar a água que escorre dos telhados e das calhas. Como a água da chuva não passa por nenhum tratamento, use somente para dar descarga, regar plantas, lavar a calçada ou o quintal etc. Nunca use para beber, tomar banho ou lavar alimentos, ok?

Como reaproveitar a água da pia

Na hora de lavar a louça, você pode ensaboar o maior número de peças possível e, enquanto enxagua cada item, deixar a água ir escorrendo sobre a louça ensaboada. Assim, você usa uma quantidade bem menor de água para enxaguar várias peças.

Fique ligado:

– Além de reaproveitar a água no dia a dia, outras atitudes são muito importantes para economizar, como diminuir o tempo do banho e manter a torneira fechada durante a escovação dos dentes.

– Não deixe água parada em pneus, baldes, vasos, garrafas etc., para evitar criadouros do Aedes Aegypti. Se for armazenar água para usar depois, tampe bem os recipientes.

Viu como dá pra reaproveitar a água com pequenas mudanças na rotina? Se você quiser mais dicas sobre redução de consumo e economia de água, a Assistência Sustentabilidade do Seguro Residencial Youse é uma mão na roda. Vai lá no nosso site e veja todas as vantagens do #SeguroTipoVC 😉