Treinos da F2: Cinco pilotos surgem como principais candidatos ao título

Treinos da F2: Cinco pilotos surgem como principais candidatos ao título

A F2 encerrou nesta quinta-feira a primeira série de três dias de testes da pré-temporada, realizada no Circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. O representante brasileiro na competição, Sérgio Sette Câmara, da DAMS, mais uma vez seguiu a programação pré-estabelecida pelos engenheiros da equipe francesa, cujo objetivo foi fazer as mais distintas experiências no acerto do carro, sem se preocupar em estabelecer os melhores tempos.

Foi um teste e tanto para ver quem consegue ficar calmo, tem sangue frio para manter o foco no que está fazendo“, disse Sette Câmara.

Sua vontade em vários momentos, até pelo instinto de piloto, conforme contou, era pedir para seu time colocar pneus novos, ajustar o Dallara-Mecachrome para simular uma classificação e se igualar aos concorrentes que procuravam conhecer o seu potencial e do equipamento.

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“Quem sabe agora em Barcelona nós partimos para buscar velocidade em uma volta lançada. O importante é que saímos daqui (Jerez) com muita boa noção do que nos faz sermos rápidos e o que não funciona nas mais diferentes condições de um fim de semana de GP na F2. Como falei antes dos testes, nós sacrificaríamos a possibilidade de marcar bons tempos em função dessas experiências.”

O piloto comentou, porém, que apesar das limitações de aparecer entre os primeiros colocados esperava, em alguns momentos, ter sido mais veloz, como ocorreu com seu companheiro, o canadense Nicholas Latifi, no quarto ano na DAMS.

“O Nicholas testou coisas diferentes, algumas o levaram a ser mais rápido. Nós seguimos caminhos diversos. Mas houve sessão em que a opção de acerto do meu carro me fez mais veloz também. Enfim, treino é para isso.

Os 20 pilotos das dez escuderias da F2 participam de terça-feira a quinta-feira da segunda série de treinos da pré-temporada, no Circuito da Catalunha. O fato de os três primeiros colocados no campeonato da F2 de 2018 serem, este ano, titulares de times da F1 elevou o conceito da categoria. George Russell, campeão, da ART para a Williams, Lando Norris, vice, da Carlin para a McLaren, e Alexander Albon, terceiro, da DAMS para a STR.

Importante: os três primeiros no campeonato da F2 recebem os 40 pontos na carteira exigido pela FIA para poder disputar a F1. Os dois pilotos brasileiros mais próximos de se tornarem titulares na F1 não têm ainda os 40 pontos. Sette Câmara, já piloto de desenvolvimento da McLaren, precisa chegar entre os três primeiros na F2. E Pietro Fittipaldi, piloto de desenvolvimento da Haas, vai anunciar em breve quais categorias irá disputar ao mesmo tempo em que trabalha para a escuderia americana na F1.

A análise da lista de pilotos inscritos, seus históricos, das equipes, e o que realizaram nos primeiros três dias de testes, cinco deles se destacam como os mais prováveis candidatos ao título da F2 este ano: o holandês Nyck de Vries, 24 anos, em sua terceira temporada na categoria, pela ART, campeã com Russell, em 2018.

Mais: Mick Schumacher, alemão, 19 anos, filho de Michael Schumacher, na Prema, estreante na F2. Luca Ghiotto, italiano, 24 anos, em seu quarto ano na F2, pela UNI-Virtuosi, ex-Russian Time. E a dupla da DAMS, Sette Câmara, mineiro, 20 anos, no terceiro ano, e Latifi. Sendo que, obviamente, sempre há a possibilidade de surpresas, outros pilotos aparecerem dentre os vencedores.

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Ainda que os tempos não tenham maior representatividade, como explicou Sette Câmara, por haver quem não se preocupasse em buscar os limites, eles não deixam de mostrar algo também, pois o número de pilotos e equipes que se aproveitaram dos dois jogos de pneus macios para estabelecer seus melhores tempos foi grande. A Pirelli distribuiu ainda seis jogos de pneus médios para cada piloto.

As diferenças desproporcionais nos tempos podem ser explicadas pela programação de cada um. Se o piloto simulou uma classificação ou uma corrida, por exemplo.

Como cada um trabalhou

Abaixo, o que os mais prováveis candidatos ao título da F2 fizeram nos três dias de testes na pista de Jerez:

Dia 26, terça-feira

Sessão da manhã

  • 1º – Nyck de Vries, ART, 1min25s819 (17 voltas)
  • 2º – Sette Câmara, DAMS, 1min25s874 (28)
  • 3º – Nicholas Latife, DAMS, 1min25s964 (34)
  • 4º – Luca Ghiotto, UNI-Virtuosi, 1min26s082 (21)
  • 6º – Mick Schumacher, Prema, 1min26s326 (28)

Sessão da tarde

  • 1º – Vries, 1min25s358 (51)
  • 2º – Latifi, 1min25s727 (41)
  • 3º – Mick, 1min25s783 (31)
  • 4º – Ghiotto, 1min25s887 (27)
  • 9º – Sette Câmara, 1min25s579 (36)

Dia 27, quarta-feira

Sessão da manhã

  • 1º – Vries, 1min24s723 (40)
  • 2º – Ghiotto, 1min24s745 (32)
  • 5º – Mick, 1min24s869 (40)
  • 6º – Latifi, 1min24s895 (29)
  • 7º – Sette Câmara, 1min24s903 (35)

Sessão da tarde

  • 11º – Ghiotto, 1min28s845 (25)
  • 12º – Mick, 1min28s974 (47)
  • 14º – Vries, 1min29s262 (50)
  • 17º – Latifi, 1min29s651 (43)
  • 19º – Sette Câmara, 1min30s302 (34)

Dia 28, quinta-feira

Sessão da manhã

  • 1º – Mick, 1min24s028 (34)
  • 4º – Latifi, 1min24s294 (43)
  • 5º – Vries, 1min24s357 (39)
  • 8º – Ghiotto, 1min24s516 (41)
  • 13º – Sette Câmara, 1min24s853 (39)

Sessão da tarde

  • 6º – Vries, 1min28s268 (63)
  • 7º – Ghiotto, 1min28s303 (41)
  • 10º – Latifi, 1min28s884 (55)
  • 17º – Sette Câmara, 1min29s516 (45)
  • 19º – Mick, 1min29s762 (19)

Os carros voltam à pista, agora, terça-feira, a partir das 5 horas, horário de Brasília, 9 horas em Barcelona.

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