6 dicas para deixar a casa mais acessível

6 dicas para deixar a casa mais acessível

A casa da gente é um dos melhores lugares pra se estar, né? Mas pra que o cantinho seja sempre acolhedor, é importante que todo mundo se sinta bem no ambiente. Então, se você divide a casa com alguém que tem necessidades especiais, algumas mudanças na decoração podem fazer toda a diferença pra que os moradores se sintam confortáveis e felizes no lar. Por isso, separamos algumas dicas para adaptar a casa seja para idosos, cadeirantes ou qualquer pessoa que precise. Dá uma olhada:

1 – Instale barras de segurança

O banheiro e a cozinha são os lugares com maior risco de queda, por isso merecem atenção especial. Vale instalar barras de apoio nesses cômodos para dar mais autonomia e segurança a idosos e cadeirantes. Se a casa tiver escadas, é muito importante que tenha corrimão nos dois lados.

2 – Evite pisos lisos

O ideal é que a casa tenha um piso antiderrapante para evitar escorregões. Evite usar tapetes, pois eles também facilitam quedas.

3 – Organize os móveis para facilitar a passagem

O ideal é encostar os móveis na parede e deixar o espaço central do cômodo livre para circulação. Se há um cadeirante na casa, toda a mobília precisa ficar a uma altura acessível também.

4 – Instale as tomadas e interruptores no lugar certo

Outra adaptação importante é que as tomadas fiquem numa altura entre 60 e 75 cm do chão para permitir o acesso de quem usa cadeira de rodas. No caso dos interruptores, o ideal é que todos estejam perto da porta. No quarto, vale instalar um a mais perto da cama, afinal, quem nunca esbarrou num móvel enquanto procurava o interruptor no escuro, né?

5 – Faça adaptações no banheiro

O trilho do box pode facilitar quedas, por isso, prefira usar cortina ou até mesmo deixar sem nada. Isso também vai ajudar a ampliar o espaço. As barras de segurança, que já citamos no começo do texto, podem ser instaladas na área do chuveiro e também ao lado do vaso sanitário.

Uma mudança que faz muita diferença para idosos que têm a visão comprometida é usar móveis e louças de cores que contrastam com o piso e o azulejo, ou seja, se o chão e a parede do banheiro são brancos, a pia, o vaso e os armários precisam ser de outra cor, como azul ou verde. Isso ajuda a pessoa a visualizar melhor o espaço.

6 – Prefira rampas

Pequenos degraus podem dificultar a passagem e ainda causar quedas. Você pode construir uma rampa e facilitar a circulação de crianças, cadeirantes e idosos.

E aí, vai botar em prática alguma das nossas dicas? Você pode contar com as assistências Acessibilidade e Acessibilidade para Idosos, do nosso Seguro Residencial. Com elas, você tem acesso a dicas e garante a mão de obra para vários serviços como instalação de barras de apoio e assentos para box, construção de rampas de acesso e muito mais. Corre lá no nosso site e veja tudo que a gente tem pra você 😉