Revisão do carro: quando fazer?

Postado outubro 4, 2017

Andar com o carrão por aí quebra o maior galho, não importa se você usa todos os dias ou só no fim de semana. E pra garantir que o seu possante esteja sempre em ordem e pronto pro que der e vier, você precisa tomar alguns cuidados básicos, como fazer a revisão veicular. Muita gente fica na dúvida sobre qual é a hora certa de levar o carro pra revisão, por isso, separamos algumas dicas. Dá uma olhada 😉

O que é a revisão do carro e por que é importante?

As revisões de veículos são procedimentos preventivos para manter a “saúde” do carro e evitar problemas de última hora. É uma manutenção básica que precisa ser feita periodicamente pra verificar itens como motor, embreagem, freios, câmbio, suspensão, bateria, pneus etc.

Fazer a revisão veicular é importante, primeiramente, pra garantir a segurança de quem usa o carro e das pessoas que circulam perto de você. Além disso, quando o carro é novo, as montadoras exigem que você faça as revisões programadas para manter a garantia do veículo. Nesse caso, você precisa fazer a revisão somente em oficinas autorizadas, ok? Se não, perde a garantia.

De quanto em quanto tempo é preciso fazer a revisão do carro?

Na maioria dos casos, é preciso revisar o carro a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses, o que acontecer primeiro. Mesmo assim, vale olhar o manual do veículo e conferir a indicação da montadora, que pode variar. Lembrando que, se você comprou um carro 0km, não pode perder o prazo, pra garantia do carro continuar valendo.

Mesmo que você não rode muito com o carro, faça a revisão no tempo certo, pois alguns itens têm prazo de validade, como o óleo do motor.

Também é importante fazer a revisão veicular antes de viajar, assim você pode pegar a estrada numa boa, sabendo que está tudo ok com o carro. Não deixe para a última hora, ok? Você pode ter que esperar alguma peça chegar e isso pode acabar atrasando o passeio.

E o preço da revisão?

As concessionárias geralmente têm preços fixos para as revisões e você pode guardar uma grana todo mês pra não pesar no bolso quando chegar a hora. Outra dica para economizar é ver quais são os serviços realmente necessários, porque muitas vezes o pessoal da oficina tenta acrescentar serviços adicionais que são pagos à parte.

Vale destacar que a revisão do carro é um investimento. É mais fácil cuidar do carrão do que gastar dinheiro se ele quebrar com algo que podia ter sido evitado. Além disso, os carimbos das revisões na concessionária valorizam o carro na hora de vender.

Fique ligado: é importante continuar fazendo as revisões mesmo se o carro for antigo e não estiver na garantia, ok? Você pode continuar consultando o manual pra ver o que precisa ser feito.

Mesmo com todas as revisões, é sempre bom ter com quem contar no caso de um pneu furado ou falta de bateria, por exemplo. E o nosso Seguro Auto tem a Assistência Auto Básico, pra te socorrer a qualquer hora. Contrate online e fique numa boa 😉