Start: Bikes ganham muita personalização em Tóquio

Start: Bikes ganham muita personalização em Tóquio

Não tem coisa mais legal do que contratar um serviço que tem a sua cara. Mais legai ainda é poder personalizar cada detalhe do jeito que você gosta. Essa é a proposta do Rider’z Cafe, uma rede de lojas da região de Tóquio, no Japão, feita para você levar para casa uma bike do seu jeito. E é pra valer, já que cada detalhe, dos pneus aos encaixes das peças, podem ser feitos da maneira que o cliente escolher.

“A nossa loja foi feita para que as pessoas se divertissem ao escolher a sua bike, tendo a experiência de customizar”, diz Kusumoto Takashi, gerente de uma das lojas no bairro de Omotesando. O processo é bem tecnológico: o cliente pode montar a bicicleta clicando nas opções direto na tela de um tablet e depois ver um mecânico montá-la ao vivo no balcão. Não precisa nem saber japonês. Mas tem uma exigência: você só pode comprar a bike direto na loja, não pela internet.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por RIDERZCAFE (@riderzcafe) em

No oitavo maior mercado do mundo na venda de bicicletas, parece loucura abrir mão da venda online para ampliar o negócio. Mas a ideia do Rider’z Cafe é justamente colocar mais foco na experiência que vai além da compra da bike. Uma pesquisa feita pela Epsilon Research revelou que 80% dos consumidores estão mais dispostos a comprar de uma empresa que ofereça uma experiência personalizada, o que abre espaço para que as pessoas experimentem novas formas de se relacionar com as marcas. Ainda mais em um espaço físico que também oferece acessórios, roupas e, como o nome já indica, um café.

Vale lembrar que o Japão é um país que valoriza muito a expressão individual, onde a moda e a cultura abrem espaço para que as pessoas usem suas roupas, acessórios e objetos para dizer mais sobre elas mesmas. Parece mesmo o lugar perfeito para colocar uma ideia como essa em prática.

Confira o vídeo abaixo para conhecer mais sobre o Rider’z Cafe no episódio da série Start: