/

10 coisas que você não é obrigado e ninguém te conta

10 coisas que você não é obrigado e ninguém te conta

Alguns países exigem seguro viagem, outros obrigam você a tomar banho pelo menos uma vez por ano (pelo menos!), como na Dinamarca. Mas, aqui no Brasil, tem coisas que você não é obrigado a fazer, mesmo que te digam o contrário. Olha só:

1. Dar CPF para cadastros

Sabe quando você faz compras em uma loja e falam aquele “CPF, por favor”? Bom, tecnicamente falando, você não é obrigado a dar essa informação para cadastros. Isso quando não pedem outras coisas, como endereço, celular, e-mail… (Fonte: O Globo).

2. Ter visto para visitar a Alemanha, a Itália… A Coréia do Sul…

Na verdade, são 104 países que não exigem visto para os brasileiros, entre eles a África do Sul, Espanha e França. Na Argentina, por exemplo, não precisa nem de passaporte. É só fazer as malas e partiu! (Fonte: BOL).

3. Pagar algumas taxas de banco

O Banco Central já decidiu lá em 2010 (resolução 3.919/2010) que as instituições financeiras têm obrigação de oferecer contas correntes e poupanças gratuitas. Uma bela economia nas contas, hein! (Fonte: JusBrasil).

4. Fazer contribuição sindical

Antes, era obrigatório. Mas desde 2017 que o desconto de um dia de trabalho para financiar os sindicatos passou a ser opcional. Quem quiser contribuir, pode autorizar previamente. (Fonte: Conjur).

5. Sofrer diferenças de gênero no trabalho

Salário, plano de carreira, segurança… Não importa se você é mulher ou homem, a lei garante que os direitos no trabalho têm que ser exatamente os mesmos: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição”. (Fonte: Youse).

6. Jejum de 12 horas para alguns exames de sangue

A recomendação é do (calma aí que o nome é longo) Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico. Quem diz são algumas sociedades de medicina, como a de patologia clínica e medicina laboratorial, endocrinologia e metabologia. Só gente séria. (Fonte: Federação Médica Brasileira).

7. Autenticar cópias

Você já ouviu falar da Lei da Desburocratização? Ela existe desde 2018 e facilita muito a vida. Pra verificar a autenticidade de um documento, por exemplo, só é necessário comparar com o original. (Fonte: G1).

8. Reconhecer firma

A mesma Lei da Desburocratização sumiu com aquela história de reconhecer firma. O funcionário público só precisa a assinatura no documento de identidade. (Fonte: G1).

9. Ter extintor de incêndio dentro do carro

Depois de 2015, não você não precisa mais carregar extintor no carro. Isso é graças às inovações tecnológicas nos automóveis, que ajudam nos casos de incêndio. (Fonte: UOL).  

10. Escolher só entre cartão de débito e cartão de crédito

“É no débito ou crédito?” Você pode até responder rápido na hora de fechar a compra, mas há outro jeito de pagar. O cartão pré-pago é tão prático quando o de crédito, mas permite maior controle dos gastos. (Fonte: Youse).

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa