5 destinos em até 100 km pra vc conhecer

5 destinos em até 100 km pra vc conhecer

Gosta de viagens bate-volta? Escolhemos 5 destinos pra você curtir um fim de semana ou um feriado numa boa, com passeios bem práticos para ir de carro a partir de algumas capitais. Então se prepare para pegar a estrada e veja o melhor caminho para aproveitar o dia ao máximo.

Passeio alto astral

Feliz, 87 km de Porto Alegre (RS, entendeu?)

No interior do Rio Grande do Sul, fica a cidade Feliz (sim, é Feliz mesmo!), situada no Vale do Caí. Com fortes tradições alemãs, o lugar mantém o ar de interior com arquitetura europeia e festivais que vão desde a Festa Nacional das amoras, morangos e Chantily (gente!) até o Festival Nacional do Chopp, que acontece agora em Abril. Aproveite o feriado para curtir uma programação especial de páscoa. A prefeitura da cidade tem todas as informações pra você conferir mais sobre os festivais. No caminho, a estrada é tranquila, sem muitos obstáculos ou pedágios.  

 

Passeio histórico

Estação Ferroviária de Luis Carlos, 90 km de São Paulo (SP)

Bairro Luis Carlos / Acervo da Prefeitura de Guararema, SP

Pense em uma cidade cinematográfica, de novela de época. O bairro Luis Carlos é um pedacinho escondido de Guararema que, de acordo com a Prefeitura Municipal, possui 20 fachadas que foram tombadas pelo patrimônio histórico e hoje abrigam cafeterias, sorveterias, bistrô, bar e creperia. Aos fins de semana e feriados, todos os empreendimentos funcionam das 9h às 20h e o caminho todo é asfaltado. De acordo com o Google Maps, o trajeto mais rápido contém pedágios, viu?

Passeio gastronômico

Chapada dos Guimarães, 64 km de Cuiabá (MT)

Arroz de Pequí / @gettyimages

Pode ser que você ainda não tenha pensado nesse destino como um turismo gastronômico. Muito visitado para admirar os paredões naturais, de uma extensão de mais de 150 km, cachoeiras e inúmeros mirantes, a Chapada também tem um lado gourmet delicioso. Dá pra visitar restaurantes com pratos típicos da região, tipo o arroz de pequí e furrundu (doce feito com mamão e rapadura) até pratos mais requintados (como o risoto de brie com jamón crocante), em restaurantes dentro da reserva, com vista panorâmica. Durante todo o percurso até a chapada você confere atrações turísticas e a partir do km 27 já dá pra observar os paredões. Você pode tirar dúvidas com a secretaria de turismo da cidade. 

 

Passeio romântico

Pipa, 80 km de Natal (RN)

Praia do Amor / Acervo pessoal

Já muito conhecida pelos amantes de sol e praia, também é um ótimo destino pra quem curte ficar em contato com a natureza, como nadar na baía dos golfinhos e aproveitar a imensidão do mar aberto. Pipa também abriga a Praia do Amor, onde o desenho visto de cima parece um coração (aaawww <3). O trajeto pode ser feito pela BR-101, que vai por dentro até chegar em Tibau do Sul, em uma estrada livre de grande fluxo de carros. Se quiser fazer o percurso pelas margens das praias, o indicado é ir de 4×4 ou buggy. Você pode conferir mais informações com a prefeitura!

 

Passeio cultural

Do Teatro do Amazonas até o Arquipélago de Anavilhanas, 43 km de Manaus (AM)

Boto cor-de-rosa @gettyimages

Manaus é, por si só, um dos centros da cultura brasileira. Aqui, o tour pode ser feito na própria capital e começa no Teatro Amazonas que, de acordo com a Prefeitura, todo mês tem uma programação especial. Depois, o passeio segue para o MUSA (Museu da Amazônia), que abriga o Jardim Botânico, laboratórios experimentais e exposições de arte e fotografia. Por fim, termina no Arquipélago de Anavilhanas, um dos maiores aquíferos do mundo e onde você pode ver, de pertinho, botos cor-de-rosa. De acordo com o Instituto Chico Mendes, o trajeto é um pouco irregular e falta sinalizações claras, portanto, atenção!

 

 

Aproveite para ganhar pontos no Youse Trips
Aproveite para ganhar pontos no Youse Trips

O Youse Trips tem missões para você completar enquanto dirige. Ao correr uma distância de 90 km em uma viagem, você conquista uma medalha. Quanto mais você participa, mais chances de ganhar prêmios!

Saiba mais