5 gadgets para deixar a sua casa inteligente

5 gadgets para deixar a sua casa inteligente

Já ouviu falar de casa inteligente? Elas são aquele tipo de casa com tecnologia de ponta para te dar a chance de monitorar e controlar tudo o que acontece lá. É só você dar uma olhada em volta: luzes que se acendem sozinhas ao detectar movimento, chaves de acesso por digital e até banheiras eletrônicas que te ligam pra avisar que o banho está pronto.

Curtiu? Veja aqui 5 gadgets para deixar a sua casa inteligente:


1. Fechadura biométrica

Os controles de acesso por digital já são usados em empresas, mas agora também estão disponíveis pra guardar a sua casa. Como a fechadura precisa da impressão digital pra liberar o acesso é uma boa opção para aumentar a segurança e te ajudar se você for uma pessoa que perde chaves com frequência!

2. Iluminação sem fio

É um sistema inteligente que permite controlar a intensidade da luz em cada ambiente via app. O da Philips, por exemplo, chama HUE. A empresa ainda se uniu ao Google Assistant, o que permite criar comandos como “acordar suavemente” e programar pra uma luz branca ficar com um tom mais quente e se apagar quando for a hora de dormir.

VEJA+: CES Las Vegas 2019 –  Veja as novidades

3. TV que reconhece movimentos

Existe uma TV da Samsung com tecnologia que dispensa o uso do controle remoto. Uma câmera reconhece a sua voz e os seus movimentos e o sistema entende os comandos. Assim, também dá para acessar redes sociais, baixar vídeos e resolver coisas pessoais sem precisar de senha.

4. Comando de voz

Os sistemas de comando de voz que ajudam a realizar ligações, escolher as músicas que você quer ouvir ou chamar o seguro quando fura um pneu do seu carro agora também estão disponíveis para a sua casa: são o Alexa, a Siri e o Google Assistant. Eles te auxiliam em praticamente qualquer tarefa: ler notícias, trancar portas, comprar produtos e por aí vai…

5. Aspirador de pó inteligente

Você já deve conhecer esse aqui. Ele se popularizou na internet com vídeos de gatinhos em cima dele. Mas fora a brincadeira, é um gadget bem útil. Além de aspirar pó automaticamente, ele possui sensores que ajudam a encontrar obstáculos no meio do caminho, como armários ou cadeiras, e com isso criar rotas de limpeza. Você também pode mapear o trajeto pelo seu celular!

Cidades inteligentes

Parece uma coisa distante, mas as cidades estão muito próximas de se tornarem inteligentes. É o que a empresa Bluetooth está estudando: o que aconteceria se todas as coisas estiverem conectadas?

Por exemplo: você já se perguntou qual a porcentagem do tráfego da cidade causado por veículos circulando à procura de uma vaga? Sensores em cada uma delas podem identificar os espaços desocupados, como os que funcionam em shoppings. Mas ligados a apps, esses dados podem ser informações que facilitam a vida dos motoristas.

VEJA+:Dicas de aplicativos de mobilidade urbana para fugir do trânsito

O Aeroporto de Gatwick, em Londres, fez exatamente isso. Instalou esses sensores nas cerca de 2 mil vagas dos dois terminais, criando um sistema de navegação interno mais confiável que o GPS. Depois que estacionam, os visitantes são orientados sobre o portão de embarque ou mudanças no itinerário. O sistema ainda ajuda o passageiro a encontrar o carro quando volta da viagem.

Segundo a FGV, fazer uso desses gadgets e serviços de informação com planejamento e gestão urbana são a resposta para as necessidades sociais e econômicas da sociedade. Todo esse conceito deve movimentar um mercado global de tecnologia estimado em US$ 408 bilhões até 2020.