Ar condicionado: os cuidados que vc precisa ter no carro

Ar condicionado: os cuidados que vc precisa ter no carro

Com o verão chegando, todo mundo começa a usar e abusar do ar condicionado do carro. Mas ele não é útil apenas nos dias de calor, viu? Durante o inverno, o ar frio ajuda a evitar o embaçamento dos vidros e tira a umidade do interior da cabine. É importante saber como cuidar do sistema, assim ele funciona bem o ano todo.

E é fácil: basta seguir essas dicas que o Francisco Satkunas, engenheiro mecânico e conselheiro da SAE Brasil (Sociedade Engenheiros da Mobilidade), passou pra gente. Confira:

Mau cheiro

Você liga o ar condicionado e sente um odor ruim? A solução é mais simples do que parece. Deixe o sistema funcionando na velocidade máxima de 5 a 10 minutos. Tente fazer isso uma vez a cada 15 dias pra evitar que os dutos fiquem com cheiro.

Outra dica é comprar um spray bactericida específico para ventilação do carro. Você encontra nos postos de gasolina, lojas especializadas e até supermercados. O preço é em torno de R$ 25,00 e a aplicação é simples, com as instruções na própria embalagem.

Folhas na entrada do ar

É bom ficar atento caso seu carro fique estacionado por muito tempo debaixo de árvores. Isso porque as folhas que caem podem entupir a entrada de ar da cabine e atrapalhar o funcionamento do ar condicionado. Se você ver que isso está acontecendo, é só tirar ou levar para uma limpeza no lava-rápido.

 

Filtro

Também é importante trocar o filtro do ar condicionado, já que é ele que garante a qualidade do ar. O prazo certinho está no manual do carro, mas costuma ser por volta dos 20.000 km. Mas se você fuma ou dirige muito com a janela aberta, é legal trocar com mais frequência.

Compressor

O compressor é o coração do ar condicionado e merece atenção especial na revisão. Como a potência do ar vem do motor do carro, usar um compressor desgastado aumenta o consumo de combustível em até 10%.

Vazamento de gás

Assim como a geladeira, o ar do carro precisa de um gás refrigerante para funcionar. Se você sentir que ele não está resfriando o suficiente, pode ser sinal de vazamento em uma das mangueiras. Nesse caso, é bom fazer a recarga em uma oficina de confiança. Se não tiver nenhum vazamento, pode ficar numa boa: o gás do ar condicionado dura pra sempre e não precisa ser trocado, ok?

Cuidados com o carro

E pra cuidar ainda mais do seu carro, você conta com as assistências e serviços do Seguro Auto Youse. Você pode fazer reparos simples, nos vidros, nos faróis, lanternas e retrovisores, entre outros. Tudo do seu jeito. Quer montar um seguro tipo vc? É só clicar e fazer a cotação online.

Faça sua simulação agora
Faça sua simulação agora

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação