Black Friday: como aproveitar o melhor dos descontos

Black Friday: como aproveitar o melhor dos descontos

A Black Friday (23 de novembro) é o dia de descontos mais esperado do ano. E a gente sabe que todo mundo ama fazer umas comprinhas, ainda mais com preços vantajosos em várias lojas e sites. Mas é importante prestar atenção em alguns sinais antes de fechar negócio. Melhor evitar uma cilada, né Bino? Pra ajudar você a aproveitar numa boa, reunimos algumas dicas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e do Procon.

De olho no preço

Pesquise os preços antes nos sites que vão participar da Black Friday. Não esqueça de ler a descrição e comparar o produto com outras marcas pra ter certeza de que ele oferece o que você precisa. Uma boa dica é pesquisar nos sites de comparação de preços.

Loja confiável

Confira no site da loja se eles têm dados como endereço, telefones, razão social, CNPJ e confirme as informações na Receita Federal. Algumas empresas não mostram essas informações, mas é bom pesquisar pela internet se os dados informados são reais.

Fique atento com ofertas por e-mail e evite sites que têm apenas um número de celular ou e-mail gratuito como forma de contato. O Procon também recomenda optar por sites com sistemas de pagamento conhecidos e não só a opção de boleto bancário. Pra ter ainda mais segurança, confira essa lista de lojas virtuais que devem ser evitadas.

Conexão segura

Se for usar seu computador para fazer compras, melhor ter antivírus, antispyware e firewall instalados para proteger suas informações. Também é bom evitar utilizar computadores públicos. Ao acessar o site da loja, veja se a conexão é segura nas páginas onde você coloca seus dados pessoais e de pagamento. Geralmente o endereço começa com “https://” ao lado de um ícone de cadeado fechado. Não tem erro.

Prazo e preço da entrega

Vai fechar a compra? Então é bom ficar atento no preço do frete. Segundo o Procon, algumas lojas já elevaram muito as taxas de entrega, então o desconto pode não compensar. Também é bom dar uma olhada nas condições de prazos e a política de trocas e devoluções.

Garantia e troca

Mesmo depois de receber o produto, guarde todas as informações e e-mails de compra (como número do pedido, confirmação de pagamento e código de rastreio do envio). Na hora da entrega, o Procon recomenda checar bem o produto antes de assinar o recebimento. No caso de algum defeito, o Código de Defesa do Consumidor dá um prazo de 30 dias para reclamações sobre produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis.

Para compras por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos ou internet, você também tem o prazo de sete dias para desistir da compra. E produtos importados comprados no Brasil em lojas oficiais também seguem as mesmas regras dos nacionais.

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