Bluetooth: saiba se é seguro usar e como parear

Bluetooth: saiba se é seguro usar e como parear

Transferir arquivos de um celular para outro, conectar-se com o seu carro ou ouvir música no chuveiro na caixinha de som `a prova d’água… Você só consegue fazer isso hoje em dia graças a essa tecnologia que hoje a gente nem dá tanta bola, né? O Bluetooth veio pra facilitar as nossas vidas, claro, mas muita gente acha que deixar essa função ligada o tempo todo é uma porta aberta pra ter as informações roubadas. Mas na verdade, não é bem assim.

Algumas falhas de sistema no passado, como aconteceu com o Windows, permitiram que pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Israel identificassem uma vulnerabilidade de segurança. Só que para um ataque funcionar, seria necessário ter dois sistemas vulneráveis no pareamento (quando você conecta um dispositivo com outro).

Se apenas um dispositivo tivesse essa vulnerabilidade, não daria certo. Aí, o hacker precisaria interceptar essa conexão rapidamente, aproveitando a janela de tempo para acessar uma chave que permitisse uma conexão com um dos dispositivos. Ufa! A própria Bluetooth divulgou uma atualização que corrigiu essa falha.

Como conectar o Bluetooth

Por isso pode usar o seu Bluetooth numa boa! Primeiro você precisa procurar nas configurações do seu celular por essa função. Quando estiver habilitada nos celulares com sistema Android, deverá ficar um sinal na parte de cima do seu aparelho, ali onde mostra o horário. Nas novas configurações do sistema iOS, você também pode ir diretamente em “ajustes” para habilitar ou puxar a aba escondida na parte de baixo da tela inicial.

Na hora que você ligar o Bluetooth, aparecerá uma listinha de outros dispositivos que também estão com a função ligada. É só procurar, clicar e esperar pelo aviso de que seu celular já está pareado.

É assim que você pode conectar o seu celular com o seu carro, com a sua TV, com outro celular ou até a sua geladeira! A Youse, aliás, oferece um tipo de rastreador que localiza o seu carro através dessa tecnologia, olha só:

Revolução sem fio

O Bluetooth foi criado em 1989 por um holandês chamado Jaap Haartsen. Na época, ninguém imaginava que, 30 anos depois, estaríamos vivendo a era da conexão sem fio. A ideia de conectar aparelhos sem precisar de cabos parecia uma revolução. E foi: quase 4 bilhões de dispositivos Bluetooth devem ser lançados só em 2018, de acordo com o site da própria marca.

Mas é com a ajuda dela que dá pra apurar a segurança das chamadas “construções inteligentes”, que também possuem iluminação, detectores de fumaça, fechaduras, campainhas e câmeras, tudo sem fio. Ou monitorar pacientes a distância. Parece coisa do futuro. Só que não. São previstos 100 milhões de dispositivos de saúde inteligentes até 2022.