Como perder o medo de dirigir

Como perder o medo de dirigir

É verdade que dirigir exige prática e atenção no trânsito, mesmo que você já seja muito experiente. Mas tem gente que não consegue nem colocar as mãos no volante. A simples ideia de pisar no acelerador já traz aquela ansiedade. Conversamos com a psicóloga Natália Macedo, supervisora do centro Mulheres Habilitadas, para descobrirmos como perder o medo de dirigir.  

Os passos de como perder o medo de dirigir

Primeiro de tudo: temos que parar pra pensar o que faz uma pessoa ter medo de dirigir. De acordo com Natália, os motivos podem ser diversos, “desde um acidente ou situação negativa vivida em trânsito, até tentativas frustradas de dirigir ou nem chegar a tentar. Por isso é necessário entender o que o fez parar de dirigir ou nunca ter dirigido, para então poder desenvolver um processo individual de enfrentamento”.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, cerca de 80% das pessoas que tem medo de dirigir são mulheres. “As mulheres são educadas desde muito pequenas a exercerem um papel de cuidadoras, no sentido de responsabilidade social. Dessa forma apresentam uma preocupação maior com tudo, principalmente no dirigir. Além disso, existe uma questão cultural de que elas dirigem mal ou que não servem para dirigir, o que também as fazem desistir”.

Sinais da ansiedade

Situações como subidas, rodovias ou fazer baliza são as que mais assustam quando o motorista não tem tanta confiança. Por isso, no dia a dia é manter a calma e foco. Se ainda está praticando, procure por ruas não muito movimentadas, treine trocar as marchas, fazer ultrapassagens seguras e peça ajuda de um co-piloto que também saiba manter a calma e te orientar.  Além disso, estabeleça metas: “hoje vou ao shopping e não vou dar o carro para o manobrista”, por exemplo.

Ou seja, além da vontade de superar e mudar essa atitude, você pode procurar ajuda em um centro especializado em pessoas que têm medo de dirigir, mesmo que você já seja habilitado. “Em nossa experiência observamos que muitas mulheres nos procuram devido a dificuldade de superar seus medos com as aulas para já habilitados. Esse foi um dos motivos pelos quais desenvolvemos o centro de treinamento, é um trabalho personalizado e focado na dificuldade de cada aluna”.

Lembre que é importante não tentar enfrentar isso por sua própria conta e risco e, sim, buscar auxílio em um centro de treinamento e continuar treinando sempre.

Agora que você já como perder o medo de dirigir, que tal conhecer o Seguro Auto da Youse e ter um carro sempre seguro? Assim, você fica numa boa! Clique aqui e saiba mais!