/

Dicas de casa: cuidados para dias de chuva

Dicas de casa: cuidados para dias de chuva

Estações com altas temperaturas também são sinônimo de chuvas fortes. Principalmente nas grandes cidades, é preciso ficar atento para não sofrer acidentes mesmo em casa.

Mas com algumas dicas de casa simples e uma ajudinha do Seguro Residencial Youse, você pode se proteger e evitar prejuízos. Confira alguns cuidados para a casa em dias de chuva e em caso de enchentes, raios e ventos fortes.

Dicas de casa: e se houver ameaça de chuva forte e alagamento

  • Coloque os móveis e eletrodomésticos em lugares altos para protegê-los da água em caso de enchente.
  • Desligue a energia elétrica na caixa de força de sua casa: a água pode conduzir eletricidade e provocar choques elétricos em pessoas e animais. Você não deve tocar em equipamentos elétricos se estiver descalço ou com os pés molhados.
  • Feche o registro de água para preservar a tubulação das águas sujas das inundações.
  • Retire o lixo de casa para não correr o risco de contaminação.
  • Guarde documentos ou objetos de valor em um saco plástico fechado.
  • Limpe o telhado, calhas, condutores e canaletas para evitar entupimentos.

Saiba+: Enchente e alagamento: saiba como passar com seu carro numa boa

Dicas de casa: alagou! E agora?

  • Procure um local seguro onde a água não o alcance.
  • Evite ao máximo o contato direto com a água da enchente, já que ela pode estar contaminada e causar doenças como hepatite ou leptospirose.
  • Em caso de ventos fortes, cuidado com quedas de árvores, fios, postes e semáforos.

  • Durante tempestades de raios, fique longe de portas e janelas. Mantenha distância de cercas, linhas telefônicas e elétricas e estruturas metálicas em geral e use o telefone somente em casos de emergência.

Tome cuidado mesmo depois da inundação

  • Não mexa em aparelhos eletrônicos molhados, há o risco de choques elétricos e curto-circuito.
  • Ferva a água que for usar para beber ou cozinhar e evite usar poços ou fontes, já que podem estar contaminados. Também é importante descartar alimentos que estiveram em contato com a água da inundação.

O Seguro Residencial pode ajudar

Se você quiser uma ajuda extra, além dessas dicas de casa, pra enfrentar as enchentes, pode contar com a gente! O Seguro Residencial Youse tem várias coberturas pra deixar sua casa protegida em caso de acidentes naturais. Dá uma olhada!

Acidentes naturais e fumaça: Você pode contratar uma indenização se seu imóvel for danificado por vendavais, furacões, ciclones, tornados, chuva de granizo e até fumaça.

Danos elétricos: Se cair um raio e queimar eletrodomésticos, máquinas e instalações, você pode contar com essa cobertura. Ela garante a indenização do valor do prejuízo, de acordo com o máximo definido por você no contrato do seguro.

Incêndio, queda de raio e explosão: O seguro cobre queda de raios que causarem explosões ou incêndios.

Quebra de vidros, espelhos, mármore e granitos: Essa cobertura garante o pagamento da indenização se vidros, espelhos, mármore ou granito forem danificados pela chuva de granizo.

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa