/

iPhone ou Android? Confira qual deles é o melhor para você

iPhone ou Android? Confira qual deles é o melhor para você

Na hora de escolher um celular novo, aparece aquela dúvida sobre em qual investir. Será que você prefere um aparelho com a câmera melhor? Ou que a bateria dure mais? Conversamos com o Ricardo José Firmino, técnico em celular da Premium Phone para te ajudar a escolher entre um iPhone ou Android.

Câmera

Na lata, qual dos dois telefones tem a melhor câmera? “Um Galaxy [da Samsung] tem a melhor câmera” diz Ricardo. O Galaxy é um dos modelos da Samsung, a marca que mais vende celulares no Brasil. Ele tem sistema Android, portanto ponto para o time do bichinho verde, que chama Bugdroid. Pois é, mesmo que a Apple tenha iniciado a campanha pelo “modo retrato”, os novos modelos com Android estão no páreo.


Memória

Essa é uma discussão antiga. Os aparelhos equipados com Android precisam de 2GB ou 3GB de memória para rodar com a mesma fluidez que os iPhones. Esse sistema do Google exige essa quantidade de RAM por causa da linguagem de programação, ou seja, o IOS dispensa mais uso de memória.

Aplicativos como Spotify, Snapchat, Facebook, Netflix e o seu álbum de fotos, podem ocupar boa parte da memória do seu celular.

Bateria

Aqui é um assunto delicado. Quem tem iPhone sabe que esse não é um ponto forte da marca. Inclusive o Idec, entidade de defesa do consumidor, está coletando relatos de usuários de iPhones com problemas de queda de performance da bateria. Ricardo, em autonomia de bateria, quem manja mais? “Um Android tem melhor autonomia”.


VEJA+: Bluetooth: saiba se é seguro usar e como parear


Compatibilidade

Apesar do desempenho da conexão Wi-Fi depender da internet e a do Bluetooth basicamente depender da distância, são os celulares com sistema Android que conversam melhor com outros dispositivos. “O Android tem uma gama maior de compatibilidade com outros produtos. Existe no mercado vários deles que utilizam esse sistema operacional” diz. Um bom exemplo: tente passar as fotos do seu celular para o seu computador. Geralmente o iOS precisa do aplicativo iTunes para transferir os arquivos, enquanto o Android é quase um pen-drive.



Preço

Se formos entrar nesse mérito, é preciso ver quanto tempo você vai demorar para trocar de telefone. De acordo com um analista do Business Insider, as pessoas demoram – em média – 4 anos para trocar de iPhone. Ainda segundo ele, a empresa não apresentará tantas novidades para encantar os clientes a ponto de fazê-los trocar por um modelo novo. Isso deixa as vendas em baixa e mais promoções nas lojas.

Aqui no Brasil, aparelhos que são novidades no mercado são mais caros do que no exterior. Por isso uma boa dica é procurar por usados ou semi-novos. Nos dois sistemas, viu?  


VEJA+: Pagar à vista ou parcelado? Descubra qual é a melhor opção para você


Mas… e aí, iPhone ou Android?

De acordo com Ricardo, ainda é válido investir no iPhone. “O sistema operacional do iPhone não trava. Já um Galaxy, por exemplo, por utilizar o Android, com o passar do tempo o software também começa a perder autonomia. Mas o custo benefício para consertar um iPhone é muito mais barato do que consertar um Galaxy”.


Conclusão

Você precisa entender que finalidade o seu celular vai ter: “Para um investimento inicial baixo, vale a pena um Galaxy, já que o aparelho custa menos que um iPhone e irá atender bem as expectativas de quem vive nas redes sociais. Já um iPhone é ótimo pra quem trabalha usando o celular como uma ferramenta, pois tem qualidade de vídeo, áudio e sistema operacional que não trava”.

Outra dica: se você precisa escolher um celular para crianças ou adolescentes, a melhor opção é o iPhone, pois tem a função de Controle Parental, que permite bloquear ou limitar apps, mudar os ajustes do iPhone, iPad ou iPod touch para restringir conteúdo explícito, compras e downloads, além de privacidade.

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa