O que é importante conferir na revisão do carro antes de seguir viagem?

O que é importante conferir na revisão do carro antes de seguir viagem?

As férias de fim de ano são sempre um bom momento pra explorar novos destinos. Mas se você já estiver planejando pegar o carro para uma viagem mais longa, é essencial fazer a revisão de alguns itens antes. A gente conversou com Francisco Satkunas, engenheiro mecânico e conselheiro da SAE Brasil (Sociedade Engenheiros da Mobilidade), para saber que partes do seu carro merecem uma atenção especial antes de pegar a estrada. Ah, e o ideal é se planejar e verificar tudo entre 15 dias e uma semana antes da data de partida.

Documentação

Antes de mais nada, é importante checar se a CNH do motorista não está vencida, suspensa ou com qualquer irregularidade. Também confira se está tudo certo com a documentação do seu veículo e se ele está licenciado. Um boa dica é armazenar a versão digital desses documentos dentro de um aplicativo no seu celular. Se estiver tudo em dia, é hora de revisar o carro!

Pneus

O primeiro item para prestar atenção é o pneu. Dê uma olhada na pressão e veja se não há nenhum furo. Na hora de calibrar, veja quantas libras tinha em cada pneu. Se a diferença de pressão entre eles for muito grande, pode ter alguma coisa perfurando a borracha e esvaziando o ar aos poucos. Também vale tirar o estepe do porta-malas para uma revisão, viu? Uma dica do Francisco é calibrar esse reserva com 10 libras a mais, já que a pressão pode diminuir um pouco até a hora de usar.

Óleos e água

Se a data da viagem for próxima do vencimento do óleo do motor, melhor já trocar. No mesmo lugar dá pra checar se o nível de água está OK. Também é importante observar se não está faltando óleo de freio. “A luz de freio acesa no painel no carro pode ser um sinal de que é hora de verificar o fluido”, explica Satkunas. Se o seu carro tiver uma direção hidráulica mais antiga, também é bom revisar o nível do óleo da direção pra ela não ficar muito dura.

Saiba+: Dicas para encontrar uma oficina mecânica de confiança 

Lâmpadas

Além de ser uma infração de trânsito e render multas, dirigir com alguma lâmpada queimada pode aumentar os riscos na estrada. Para viajar numa boa, faça um teste acendendo os faróis, engatando a ré e ligando os pisca-alertas pra confirmar que todas as luzes estão em ordem. Peça para alguém te ajudar olhando se está tudo OK.

Itens de segurança

Para ficar tudo em paz na estrada, uma boa dica é conferir se o triângulo de sinalização está realmente no porta-malas. Caso tenha um pneu furado, por exemplo, ele te ajuda na segurança. Mas se isso acontecer e você escolher contratar o Seguro Auto Youse, pode ficar numa boa que mandamos um profissional até você pra fazer a troca ou rebocar o carro até o borracheiro mais próximo.

Para-brisa

Outro ponto essencial é conferir se o limpador de para-brisa está em boas condições para enfrentar chuva. Caso a palheta esteja deixando riscos no vidro, vale a pena fazer a troca. As borrachas também podem ficar ressecadas por conta do sol, então você pode usar um pano úmido para diminuir o atrito. Lembre de usar um fluido feito para vidros do carro na água do limpador e fique atento: não é recomendado usar detergentes de pia comuns.

Tanque cheio

A última parada depois de completar este checklist é um posto de gasolina de confiança para sair da cidade de tanque cheio. O engenheiro da SAE também lembra que é melhor abastecer o carro novamente toda vez que o nível de gasolina chegar na metade e a distância do seu destino ainda ultrapassar 100 km.

Anotou tudo? Agora é só preparar a bagagem e seguir viagem! 😉

Faça sua simulação agora
Faça sua simulação agora

Pra viajar com o seu carro ainda mais numa boa, conheça o nosso Seguro Auto Youse. Com a gente você escolhe contratar só os serviços que realmente vai usar e que cabem no seu bolso. E o mais legal é que você faz tudo 100% online, rapidinho!

Fazer cotação