Entenda o que é recall e como saber se seu carro foi convocado

Entenda o que é recall e como saber se seu carro foi convocado

Pode parecer estranho ver uma empresa fazendo campanha para anunciar que seu produto está com defeito, principalmente se for um modelo de carro. Mas é importante ficar atento: isso tudo faz parte do procedimento de recall.

Tá, mas o que é recall?

Segundo o Procon, o recall (ou chamamento) acontece quando uma empresa chama os consumidores pra consertar algum defeito de seus produtos ou serviços. Portanto, ao respondermos o que é recall, podemos simplesmente resumir que o objetivo é prevenir acidentes.

Os casos mais conhecidos costumam envolver carros: eles precisam voltar à concessionária sempre que algum defeito coloque a segurança dos ocupantes ou de outras pessoas em risco. O recall está previsto no Código de Defesa do Consumidor e a legislação exige que o fornecedor confirme o defeito imediatamente, com todas as informações sobre os problemas identificados.

As fabricantes também são obrigadas a consertar gratuitamente os carros envolvidos, sem limite de data, incluindo modelos fora da garantia e seminovos. Cada campanha deve informar o modelo, data de fabricação e chassi envolvidos, além de indicar o local para fazer o reparo e um telefone de contato.

Como saber se meu carro já foi convocado?

Agora que você já sabe o que é recall, falta saber se o seu carro precisa de um. Pra descobrir se o seu carro foi convocado em algum momento, você pode acessar o portal do Ministério da Justiça que lista todas as campanhas realizadas, além dos defeitos e o que eles podem provocar. Mas se você comprou um carro usado e quer saber se um defeito de fábrica foi corrigido, acesse o Portal de Serviços do Denatran. É só fazer um cadastro e informar o chassi do automóvel.

Se você levar o seu carro para o conserto, lembre de pedir e guardar o comprovante de que o recall foi atendido. Assim na hora de revender, você deverá repassar esse documento para o novo proprietário.

Saiba +: quando revisar o carro?

O que acontece se eu não fizer o reparo?

Não existe uma data limite para realizar o reparo, mas é muito importante atender ao recall o mais rápido possível para garantir sua própria segurança e dos outros. No entanto, se o conserto não for feito em até um ano, ficará indicado no Certificado de Registro e Licenciamento do veículo que pode desvalorizar seu modelo na hora da venda.

Ah, e para ter um carro seguro sempre, que tal conhecer o Seguro Auto da Youse? É simples: clique aqui e acesse o nosso site ou baixe nosso aplicativo nas versões iOS e Android!

Faça sua simulação agora
Faça sua simulação agora

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação