Enchente e alagamento: saiba como passar com seu carro numa boa

Enchente e alagamento: saiba como passar com seu carro numa boa

Em época de temporais, é sempre importante saber como ter segurança ao volante para evitar riscos em enchentes e alagamentos. Ainda mais nesta época, em que a água pode cair a qualquer momento nas grandes cidades e pegar o motorista de surpresa.

A principal recomendação é sempre evitar sair nas ruas durante um temporal. Mas se a enchente começar no meio do caminho, preservar sua vida é o principal. O engenheiro mecânico Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil (Sociedade Engenheiros da Mobilidade), também dá algumas recomendações de segurança para passar por um alagamento.

O que fazer durante as chuvas fortes?

Cuidado com o uso do pisca-alerta! É comum que os motoristas liguem as luzes de emergência em situações de pouca visibilidade e tráfego lento. No entanto, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) explica que o pisca só deve ser acionado com o veículo parado, em uma área segura.

Se a pista já estiver alagada, observe os outros carros para ter uma noção da profundidade. Você consegue atravessar sem danificar o assoalho se o nível da água estiver na altura da metade da roda. Além disso, é importante ter cuidado com buracos e galhos de árvore que podem estar escondidos debaixo da água.

Antes de acelerar, preste atenção se não há outro carro vindo na direção contrária para evitar ser atingido por uma onda. A velocidade ideal é de 15 a 20 km/h em um ritmo constante. Em carros manuais, use apenas a primeira marcha e procure manter a rotação entre 2.500 e 3.000 rpm.

Se o motor morrer no meio do caminho, não tente ligar o carro novamente. A água pode entrar e estourar o motor com a partida, causando danos bem maiores. Nesse caso, saia do veículo e aguarde a chegada de um guincho para movê-lo. Também é bom alertar o mecânico que seu carro morreu entrando na água. Assim ele faz o procedimento de retirar as velas que já “salva” o seu motor.

O engenheiro ainda alerta: os danos de passar por uma enchente com o carro podem aparecer apenas depois de 5 ou 6 meses. Por isso, é importante tomar cuidado na hora de comprar um usado, viu? A dica de ouro é dar uma espiada embaixo das borrachas das portas. Se tiver algum resquício de lama, é sinal de que entrou água no veículo.

O Seguro Auto pode te ajudar!

Aqui na Youse a gente tem coberturas e assistências que são uma mão na roda se você passar por alguma enchente. Você pode contar com o nosso Seguro Auto para deixar seu carro sempre protegido e consertar qualquer dano causado pelas chuvas fortes. Olha só!

Alagamento e outros eventos naturais: Você garante a indenização se  se for pego de surpresa no meio de um alagamento ou se outros eventos naturais detonarem seu carro.

Limpeza: Com essa assistência, você garante a limpeza do assoalho, carpetes e bancos – tudo o que for afetado pelas enchentes ou inundações.

Reparos completos: Esse serviços inclui troca ou reparo dos vidros, faróis, faróis auxiliares, lanternas, retrovisores, para-choques e até de amassados causados pela chuva de granizo.