/

Saiba o que é “internet das coisas” e como ela vai mudar a sua vida

Saiba o que é “internet das coisas” e como ela vai mudar a sua vida

Parece um conceito amplo demais, mas ele já deve fazer parte da sua rotina. “Internet das coisas” é o jeito como você se conecta digitalmente com objetos físicos.

Um exemplo bem simples: você tem uma reunião marcada e precisa acordar no horário certo. Seu celular vai te acordar com a função de ‘despertador’ porque está conectado com o seu calendário. Ao mesmo tempo, você configura um aplicativo que mostra o melhor caminho até o seu trabalho, que também pode te avisar a melhor hora pra sair de casa. Esse aplicativo já sabe onde você está e pra onde você vai.

Saiba+: 5 gadgets para deixar a sua casa inteligente

Assim, com esses e mais outros dados, ele te conta qual o melhor trajeto e que horas chegará até o ponto final. Mas também informa como está o trânsito, a qualidade da estrada, te lembra de ligar os faróis do carro, entre outras informações.

É assim que a gente consegue um sistema muito mais inteligente de coisas e pessoas interagindo o tempo todo graças a internet e conseguimos muito mais informações pra deixar o nosso cotidiano mais prático

O que mais podemos conectar com a Internet das Coisas?

Ué, quase qualquer coisa: geladeiras, relógios, máquinas de lavar e secar roupas, televisões, tablets… Praticamente todos os dispositivos que podem trazer mais conforto e produtividade.

Aliás, a internet das coisas ajuda a estudar nosso comportamento de um modo ainda mais abrangente. Assim como aplicativos de mobilidade podem monitorar o trânsito e nos proteger de imprevistos, apps de saúde podem medir a qualidade desses serviços. Ou apps de economia doméstica ajudam a economizar água, por exemplo.

Temos um case bem recente de como a internet das coisas pode ajudar a sua vida. O Instagram oferece uma função escondida pra quem busca hashtags como #ansiedade, #depressão ou palavras do gênero por que podem ser conteúdo de gatilho – são imagens ou textos que podem ser estímulos pra quem tem ansiedade, depressão ou melancolia.

Saiba+: Como usar o Bluetooth de forma segura

Sabendo do retorno desse tipo de conteúdo, passou a emitir uma mensagem pra quem quer pesquisar esses temas dentro da ferramenta. E te dá o poder da escolha: ver imagens daquele assunto ou buscar ajuda em alguma das opções que o Insta oferece.

E aí? Quer saber mais sobre esse assunto? Segue aqui uma lista de sites pra você ficar por dentro da Internet das coisas:

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa