Você sabe o que é direção defensiva?

Você sabe o que é direção defensiva?

Você pode até saber dirigir, mas será que faz isso evitando riscos? Direção defensiva é saber se precaver de qualquer situação complicada: desviar de um pedestre desatento, andar com mais cautela quando o motorista da frente parecer indeciso, evitar áreas alagadas, deixar de lado o celular mesmo com o viva-voz e outras atitudes do tipo.

A gente conversou com o Dr. Dirceu Rodrigues Alves da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) pra te explicar porque é tão importante saber dessas coisas.

VEJA+: Alagamentos e enchentes – saiba como passar com seu carro

Comece a praticar a Direção Defensiva

É bem fácil ficar com vícios de direção e esquecer as lições que você teve lá nas aulas de condução. “Os vícios são vários, desde colocar o braço na janela do carro que te deixa com a postura errada, cruzar os braços no volante, ter o banco projetado para trás para ficar mais distante, mexer em coisas do painel e até esquecer de fazer a manutenção do carro regularmente”. diz Dr. Dirceu. O especialista diz que são os jovens que mais correm riscos no trânsito por não terem tanta experiência.

Ter cidadania

Evitar sair sem pesquisar o caminho é um exemplo. “Se eu não conheço o pedaço, eu tenho que verificar antes, evitar buracos, ver lugares de abastecimentos, eu preciso conhecer alternativas para chegar ao meu destino. Também respeitar condutores jovens, são eles que correm mais risco”.  

VEJA+: Os problemas de deixar o carro parado por muito tempo

Saber dirigir de forma defensiva, aliás, está previsto por lei. “O Código Brasileiro de Trânsito pede que o condutor saiba se defender de situações de risco, é uma obrigação.”

Para o Dr. Dirceu, tudo isso deveria ser aprendido bem cedo. “Deveriam ser atitudes de cidadania ensinadas na escola. Seria uma maneira de mudarmos a cultura de mobilidade e, aos 18 anos, ter uma cabeça totalmente diferente e só aí tirar a carteira e não apenas aprender a fazer o carro andar.”